quinta-feira, 3 de março de 2011

Diretor de marketing Luis Claudio Taya fala sobre a escolha de Sandy para o comercial Devassa


Por essa realmente ninguém esperava. Sandy como a nova garota-propaganda da cerveja Devassa Bem Loura, do grupo Schincariol, apresentada como a grande estrela do camarote da marca neste carnaval . No ano passado, a marca nasceu apresentando Paris Hilton, com uma campanha cercada de sigilo. Este ano não fazia sentido apresentar outra “gostosa”, conforme explica Luiz Claudio Taya, diretor de marketing da Schincariol . Era preciso inovar. No novo comercial, Sandy surge em uma balada ao som da trilha sonora já característica da marca, a canção “The man with the golden arm”, e apresenta “seu lado Devassa”.
O filme tem criação da Mood, com produção da Delicatessen Filmes. Confira o papo com o diretor de marketing da Schincariol:
Por que a escolha da puritana Sandy como garota-propaganda da Devassa? Foi proposital, para causar estranhamento?
Taya – Nossa marca tem como característica ser sedutora, arrojada, descolada e irreverente. Utilizamos toda essa propriedade do DNA dela. A marca Devassa representa a alma do ser humano. Porque ela tem alegria, despojamento, descontração. Independente de ter como garota-propaganda uma atriz internacional, uma cantora nacional ou uma pessoa comum, temos que trazer para a campanha irreverência, impacto e questionar as pessoas com o seguinte: “Por que não?” A idéia era apresentar uma nova campanha guardada a sete chaves, como no ano passado. Da mesma forma, queríamos ter algo realmente explosivo e inesperado para a marca. 


E no ano passado a repercussão nas redes sociais, toda a história com o Conar, tudo isso gerou forte impacto e foi interessante para a marca. Estamos sempre um passo à frente, e nossas agências estão sempre sendo instigadas a terem ousadia. Chegamos à conclusão de que precisávamos de algo que pudesse gerar todo esse movimento. Que causasse surpresa, criasse questionamento.

Estão seria óbvio demais escolher uma mulher com perfil semelhante à da Paris Hilton na nova campanha?
Taya – Sim, claro. Surpreender é uma característica de Devassa. Qualquer coisa que seja óbvio não serve para a marca. A marca necessita de oxigênio. Colocamos a idéia para a Sandy no momento em que sua carreira está madura e buscando um reposicionamento. Qual é a atriz que pintaria o cabelo de loiro para atender a uma campanha? Só uma atriz que acredita no seu valor.


Como foi a escolha da Sandy?
Taya – Fomos monitorando o mercado e buscando entre as personalidades que temos, entre atrizes e cantoras, quem estava criando um estilo diferente. Pesquisamos. A Sandy é uma das pessoas mais questionadoras, que a Playboy por exemplo quer colocar em suas páginas faz tempo, mas sem sucesso até o momento. Chegamos à conclusão que Sandy tem esse perfil, para impactar, questionar, promover o “Por que não”. Porque a marca Devassa é devassa no sentido figurado da palavra, no sentido de ser descolado, ousado. A campanha Devassa nunca poderá deixar de ser ousada. Seja na personalidade, seja no cotidiano do consumidor normal.

Vocês queriam uma mulher que não fosse obviamente Devassa…
Taya – Sentimos que ter uma personalidade que tivesse autenticidade e reverberasse para a marca todo esse movimento que está acontecendo agora. Precisamos questionar e estar na mídia. Queríamos gerar este movimento todo. Sandy é um nome que não poderia passar na cabeça de ninguém como protagonista de uma campanha da Devassa.

E o que a Sandy acha disso tudo?
Taya – Ela aprovou na íntegra a campanha. Os empresários dela nem quiseram lhe apresentar a idéia antes, deixaram que nós falássemos com ela, que disse “gostei da idéia, realmente me surpreendeu”. Isso é uma ousadia. Uma atitude diferenciada de um ser humano que sabe que a marca Devassa suporta essa ousadia. Fazer isso com qualquer outra marca não caberia. Porque existe uma referência na marca Devassa que está na história do seu DNA.

Você acha que as pessoas vão entender o que vocês estão tentando dizer?
Taya – A campanha entrando no ar começa a haver um esclarecimento sobre o assunto. Independente de qualquer coisa, acertamos na escolha e estamos felizes. Criamos movimento para a marca antes mesmo do filme entrar no ar. Esta marca tem o compromisso de não fazer mais do mesmo. Como diretor de marketing desta empresa, eu cobro e exijo o diferente. Todas as marcas do grupo tem sua propriedade de marca. E Devassa tem que surpreender e fazer as pessoas se questionarem. Fazer barulho, reverberar. Se eu for ao ar com algo que não faz as pessoas se questionarem, então a campanha não valeu. Todo o investimento em mídia, com a Sandy, não valeu. A Sandy é leve, madura, tem a autenticidade que a Devassa possui.

A Sandy surpreende no comercial?
Taya – Sem dúvida. Ela aparece dançando, se divertindo. No set de filmagem as pessoas ficaram surpresas. Filmamos na última terça-feira, e entramos no ar exatamente uma semana depois. Eu não podia deixar escapar nada sobre o filme.

Para a Sandy existe um objetivo de mudar a imagem, ser vista de uma maneira mais sensual, mais ousada?
Taya – Acho que é o momento da marca, da Sandy. Um casamento perfeito, feliz. Devassa é alegria e descontração, o que todos somos na nossa vida, longe dos paradigmas que a sociedade nos impõe. Hoje vivemos cheios de regras ao nosso redor.

CRÉDITO: Colunistas/IG

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. campanhas de muito porque aquilo, porque daquele outro... é furada!!
    viagem total, eu olho para a sandy a última coisa que vem a cabeça é a cerveja!! tipo é como se vc olhasse sua irmã e vc ficasse tarado que é impossível e de mente doentia!
    se eu ver o cartaz publicitários dela nos bares e cia, vai parecer que é apenas um show dela do que propaganda de cerveja!!
    os concorrentes vão cair matando, o publico da sandy é outro!! está difícil associar isso..

    complicou isso heim!!
    jesuissssss

    cagada!
    apenas minha opinião..

    abs

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  3. Assim que vi o comercial da devassa com a Sandy sendo a garota propaganda pensei comigo mesma nada haver, apesar da Sandy ter pintado o cabelo de loiro continuava sendo aquela menina comportadinha que o mundo "conhecia". Quando li que ela seria a Musa da devassa quase enfartei, estudo marketing e pensei comigo mesmo a equipe de marketing e propaganda dessa empresa são loucos nada haver Sandy em um comercial de cerveja. Não sastisfeita com o que li fui em busca de informações para entender o que faria Luiz Claudio Taya, diretor de marketing da Schincariol convidar Sandy para ser a Musa da devassa. Fiquei surpresa com os resultados, vi algumas entrevistas e percebi o quanto tinha me enganado. Taya fez bem em convidar Sandy. O slogan tem tudo haver com Perfil de Sany( perfil de muitos brasileiros ) afinal TODO MUNDO TEM O SEU LADO DEVASSA nao consigo imaginar outra famosa melhor que Sandy para dizer isso. Por isso antes de fazer alguma crítica pesquise, busque informações para nao dar nenhuma opinião equivocada. Parabéns a equipe de Marketing !

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