Biografia

Sandy Leah Lima (Campinas, 28 de janeiro de 1983) é uma cantora, compositora, produtora, e atriz brasileira. É formada em Letras pela PUCC. Sandy esteve ao lado de seu irmão, Junior, durante 17 anos, e ambos formaram a dupla Sandy & Junior. Em 2007, eles anunciaram a separação, e em 2010, ela lançou seu primeiro disco solo, Manuscrito.

BIOGRAFIA
Seu primeiro nome, Sandy, foi escolhido por causa do filme "Grease - Nos Tempos da Brilhantina", com Olivia Newton-John, o qual Sandy adorava enquanto criança.
Os pais, Noely Pereira de Lima e Durval de Lima (Xororó), assistiram juntos ao filme no cinema no dia em que começaram a namorar. O filme marcou tanto o casal, que, ao terem sua primeira filha, deram-lhe o nome da personagem central do filme. Já seu segundo nome, Leah, é um nome bíblico, de origem hebraica.
Sandy Leah Lima, juntamente com seu irmão um ano mais novo, Junior, filhos do cantor Xororó, da dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó, se apresentaram pela primeira vez em 1989, no programa Som Brasil e, um ano depois, gravaram seu primeiro álbum, "Aniversário do Tatu", que foi lançado em 1991, alcançando, em menos de um mês, a vendagem de 250.000 cópias.
A cantora já ganhou diversos prêmios, como o Prêmio Multishow de Melhor Cantora em duas oportunidades; já recebeu, também, por diversas vezes, o prêmio promovido pelo canal Nickelodeon na categoria de "Melhor Cantora" .
Sandy participou de vários projetos solo ou em parceria com outros cantores renomados da música popular brasileira. O ponto de partida para o seu reconhecimento como intérprete foi a participação em um especial em homenagem à cantora Elis Regina, transmitido pela Rede Globo, quando Sandy tinha apenas 13 anos de idade.
A partir dessa apresentação, Sandy fez parcerias com Pedro Mariano (filho de Elis), Gilberto Gil, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Marcelo Bratke (com quem montou o show "Piano e Voz" cantando Bossa Nova, Jazz e música erudita), entre outros músicos e artistas.
Sandy teve vários momentos históricos: Show em João Pessoa (2001) para mais de 1,200 milhão de pessoas. Em 1998 a dupla participou de um show em Paris, na Copa do Mundo.
Durante a sua carreira, foi somando parcerias com grandes nomes da música internacional, como Andrea Bocelli, com quem fez um dueto na canção Vivo por Ella, com Enrique Iglesias, cantando You're My #1 , em 2006, gravou em parceria com [[Taboo]], do Black Eyed Peas, a canção Nas Mãos da Sorte, e mais recentemente, gravou a música Dias Iguais com Nerina Pallot, de quem é grande fã.
Sandy durante a "Turnê Acústico MTV Sandy e Junior".
Sandy e seu irmão anunciaram separação no início do ano de 2007, para se dedicarem a carreiras solo. A dupla percorreu o país em uma mega turnê de despedida até o final daquele ano. Sandy vinha realizando, também, diversos projetos musicais paralelos envolvendo Jazz, Bossa Nova e MPB.

2007-2009
Em 2007, Sandy fez seus primeiros shows solo, com um repertório super sofisticado, que incluía canções de Tom Jobim, George Gershwin, Cole Porter, Arthur Hamilton, entre outros. Além de cantar, Sandy também assina a direção musical do espetáculo ao lado do baixista Chico Willcox.
Em 2007, Sandy fez a segunda apresentação do projeto 'Piano e Voz', com o pianista Marcelo Bratker. A primeira apresentação foi realizada em dezembro de 2006 e deu origem ao especial de fim de ano da Cultura.
Em 12 de setembro de 2008, em cerimônia realizada em Campinas, Sandy se casou com Lucas Lima, cantor do grupo Família Lima. No dia 15 o casal seguiu para a lua-de-mel em Edimburgo, capital da Escócia, onde passaram 12 dias. Também em 2008, Sandy se formou em Letras (português e inglês) na PUCC.
Em maio de 2009, Sandy chega as paradas de sucesso do Canadá com o single Scandal que foi recentemente lançado e atinge o 13° lugar ultrapassando Christina Aguilera e Katy Perry.
No dia 26 de maio de 2009, Sandy cantou 'As Canções Que Você Fez Pra Mim', no show especial 'Elas cantam Roberto', em homenagem aos 50 anos de carreira do cantor Roberto Carlos, que está disponível em CD e DVD.
Em Agosto de 2009, Sandy fez sua primeira participação solo no Criança Esperança, cantando a música Ciranda da Bailarina, de Chico Buarque, com jovens bailarinas, alunas da veterana bailarina Ana Botafogo.
No dia 22 de novembro, Sandy cantou com Jason Mraz no Festival Natura Nós About Us.
Em março de 2010, Sandy é Eleita A Mulher Do Ano De 2007 no Mulheres Da Década, pelos leitores da revista Contigo.

2010 - presente
Em abril de 2010, Sandy é eleita a Mulher mais Sexy da Música, pelos internautas do site Vagalume, batendo grandes nomes como Britney Spears, Cláudia Leitte e Katy Perry.
Após encerrar uma carreira de 17 anos ao lado do irmão, Junior Lima, em dezembro de 2007, Sandy retorna em 2010 com seu primeiro projeto solo.
Autoral e de faixas inéditas, o CD terá a participação especial da cantora inglesa Nerina Pallot em uma das 13 músicas do álbum. O primeiro single deve chegar às rádios e na internet no mês de abril.
Sandy escolheu "Manuscrito" como o título de seu primeiro álbum em carreira solo, que chega às lojas no dia 7 de maio. A cantora optou por este nome ao concluir o projeto de composições próprias e com algumas parcerias como a de músicos Lucas Lima e Junior Lima.
Por meio de seu site oficial, Sandy divulgou, no dia 31 de Março de 2010, a música "Pés Cansados", primeiro single de seu projeto em carreira solo. Uma composição da cantora em parceria com o músico Lucas Lima, esta será a faixa de abertura do álbum "Manuscrito", que virá acompanhado de mais doze inéditas. O CD de chegou às lojas dia 7 de maio. No dia 17 de maio, o CD já tinha vendido mais de 40 mil cópias, e com isso Sandy recebeu o disco de ouro. O álbum foi lançado em duas versões, uma simples com as músicas (primeira tiragem de 30 mil cópias) e uma dupla, com documentário "Tempo" (primeira tiragem de 20 mil cópias).
No dia 5 de outubro, Sandy anunciou as datas da turnê e no site oficial foi confirmado que o álbum Manuscrito passou de 80 mil cópias vendidas.
No dia 19 de Novembro de 2010 inicia sua Primeira Turnê solo, "Manuscrito" , em Curitiba, passando também pelas cidades de São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro.
RETIRADO DO: Wikipedia